Mucho se discute sobre lo visual y los periodistas. En muchos lugares esa discusión se está llevando a cabo ahora. Fue nuestro tema en la IV Cumbre Mundial de Diseño en Prensa, en Estepona, España, de este año. En VisualMente nos interesa trabajar con los profesionales que escriben en los diarios, por sobre todas las cosas. Como periodistas creemos que la formación que se recibe en la academía es pésima, en general, y prepara a un profesional que se va a encontrar fuera del mundo, cuando tenga que trabajar.
Giovana Ottenbreit es estudiante de periodismo de la Universidad Presbiteriana Mackenzie de São Paulo y nos hizo un reportaje. Después de hablar de todos estos temas le propusimos que nos diera su visión de la cuestión.
(Por Giovana Ottenbreit) Todos os dias, a quantidade de imagens que tentam chamar nossa atenção é muito grande. Para o cidadão comum do século 21, que tem ocupado grande parte de seu valioso tempo, é preciso selecionar bem aquelas que ganharão sua atenção. No jornalismo não é diferente, ao abrir um jornal ou uma revista, será lido apenas aquilo que chama a atenção de forma mais prazerosa.
Sabendo disso, é natural perceber que a imagem de uma página impressa também é fonte de informação. Se partirmos da idéia de que a ferramenta de trabalho do jornalista é a informação, nada mais lógico que despendermos certa atenção à comunicação visual.
Entretanto, não basta cuidar apenas da aparência e dedicar a ela todos os esforços. A mídia como conhecemos atualmente esta bombardeando uma série de imagens e informações que seus receptores não conseguem mais digerir tanto conteúdo. Esse bombardeiro faz com que a mídia tire de si mesma o seu potencial comunicativo. A relação entre jornalismo e design se dá quando percebemos a importância dos dois elementos, texto e imagem num equilíbrio constante.
Uma forma lógica e útil de juntar os dois dados é a infografia: integração entre códigos distintos (charges, fotografias, gráficos, mapas, símbolos, tabelas, boxes, fac-símile e textos) em uma página jornalística. Por isso existe a SND (Society of News Design) que reconhece o jornalismo visual como uma profissão, incentiva iniciativas de alto padrão gráfico no jornalismo e dá apoio aos profissionais do meio.
Junto à Universidade de Navarra, na Espanha, a instituição promove anualmente o Prêmio Malofiej, destinado a premiar os melhores infográficos.
O que se quer mostrar é que o jornalista também pode trabalhar com essa ferramenta da imagem para transmitir sua informação. Os instrumentos para o bom profissional da comunicação não se restringem apenas ao texto; existe uma gama de ferramentas para trabalhar com a linguagem não verbal às quais se deve conhecer e dominar.
Trabalhando dessa forma, poderemos trazer qualidade à obra, transparência e ética, para um relacionamento fiel entre o produto e o leitor.