Chegamos à 17ª edição do HQ Mix
(Por Orlando Pedroso) Como sempre, el HQ Mix o evento premia aqueles que foram considerados por seus pares os melhores do ano anterior. Como sempre, a votação é democrática e expontânea e chegamos, sem dúvida, muito próximo do melhor produzido no Brasil.
É importante ressaltar que este prêmio existe para laurear o trabalho e esforço de uma legião de profissionais entre cartunistas, ilustradores, roteiristas e editores que, mesmo diante de tantas dificuldades, continuam escrevendo a história das artes gráficas do país.
Por falar em escrever, talvez nunca tenha sido produzido tanto material teórico a respeito de HQ e desenho. Isso é um grande sinal! Mais que isso, o prêmio de pesquisa vai exatamente para um quadrinista (coisa rara!), o Luiz Gê que dedicou alguns anos de sua vida a produzir um material denso e releto de reflexões.
Como se um segundo muro de Berlim estivesse a cair, a decepção com o último bastião da esquerda no governo despenca em nossas cabeças tijolo a tijolo.
A esperança de que o país poderia, finalmente, navegar por águas calmas e justas se transforma numa dura realidade onde a desigualdade social aumenta, as necessidades se tornam mais inatingíveis, os impostos aumentam e escorrem por um ralo enorme de corrupção e irresponsabilidade.
Sendo este o cenário, nada mais apropriado que resgatar um personagem que já vivia parte disso nos anos 70: o Rango, de Edgar Vasques. O troféu deste ano é o nosso brasileirinho pré Fome-Zero, magro, inconformado, crítico e vítima como, de certa forma, todos nós somos.
La 17º edición de los premios HQ será el 16 de agosto de 2005, a partir de las 20, con la conducción Serginho Groisman
Para conocer un poco más a Orlando Pedroso pueden leer sus post en VisualMente:
>> La inauguración de IlustraBrasil
>> La primera mesa redonda
Orlando Pedroso es historietista y preside la Sociedade dos Ilustradores do Brasil SIB.