IlustraBrasil! 5: La primera mesa redonda
Hoy, nuestro colaborador de lujo, Orlando Pedroso, nos cuenta lo que pasó el miércoles 8 en la primera mesa redonda de IlustraBrasil! 2. “De mesmo com um Brasil e Argentina jogando, tivemos bom público na primeira noite de debates do ilustrabrasil! 2”, recuerda con un poco de dolor.
Na mesa (pela ordem), Carlos Grassetti, Marisa Corazza, Gal Oppido, Bruno D'ângelo e Alceu Nunes falaram sobre as dificuldades que as editoras têm em manter nas bancas publicações que se sustentem. Com a TV e, principalmente internet, as revistas tiveram que alterar seu perfil e têm que disputar de forma mais agressiva o consumidor na banca.
Esse novo perfil e a crise econômica, segundo eles, são os fatores que empurram a ilustração para um espaço secundário dentro dos veículos. Mesmo assim, Grassetti e Alceu concordam que nunca hove tanta ilustração publicada. Elas têm menos destaque.
Segundo Grassetti, as matérias são curtas porque o leitor não tem mais tempo de ler o que inviabiliza as famosas páginas de abertura que tínhamos nos anos 70 e 80 principalmente na Playboy.
Todos os diretores de arte se consideraram incapazes de fazer a ponte entre ilustradores e o jurídico das editoras e emitiram opiniões tímidas a respeito. Apesar do entusiasmo pelo trabalho, todos se mostraram céticos com relação ao futuro.
As editoras continuam demitindo e apertando os borderôs cada vez mais e nenhum deles prevê mudanças radicais para breve.
O que tudo indica é que se os ilustradores querem mudanças, só resta insistir e avançar milímetro a milímetro dentro de um mercado cercado por crises econômicas que não têm fim.