.

Los columnistas de Visualmente::Carlos Gámez Kindelán::Rodrigo Sánchez::Jordi Catalá::Mario Tascón::Jaume Serra::Samuel Granados::Dolores Pujol::Fabio Marra::Luiz Adolfo::Leo Tavejnhansky::Massimo Gentile::Pablo Corral::Angel Casaña::Pedro Pérez Cuadrado::Tomás Ondarra::Kohji Shiiki::Elio Leturia::Rodrigo Fino::Ramiro Alonso::Sergio Fernández::Lo más leído de Visualmente::Portadas::Infofreak::Fotografía::Especial Helvética::Especial: Frases del 2008::Especial Cooper Black::Creatividad::Caricaturas::Cuartas Jornadas::Cumbre Mundial::Desnudos::Diarios impresos::Diarios online::Diálogos Visuales
Nuestros Blogs Asociados::Visualmente::Indio::Infograkids::Infografreaks::Infografreaks-edu::Mala Magazine::Bar Visual::Tipográficamente::Chillart::Universitariamente::Visualmente-Edu::Vía Libre::Bar Uch::Que Bien Que La Estamos Pasando::Twittermente::Seguinos en Twitter::Las editoras de Mala::Cristina Poetto::Miru Trigo::Ivonne Caamaño::Ana Ottone::Evita Las Tentaciones::Gaba Urco::Nacha La Macha::Beta Ramírez Bustelo::Carolina Ramírez::Connie Moreno::Juana Medina::Yanina Isabella Tejera::Anna Marti::Lina Delgado Cortés::Sofi Ginestra::India Herrera::La Bender Baruch::Los editores de Chillart::Martín Pons::Pinguboy::Raúl Manrupe::Elio Leturia::Les Cuevas Otonelli::Nathalie Sonne::Germán Kemerer::Lucas Groglio::Rodolfo Fernández Alvarez::Raúl Della Valle::Julio Cuervo::Javier Cuello::Julián Chappa::Fabián Carreras::Jenny Canales Peña::Gastón Caba::Pablo Bobadilla::Federico Fuertes Guzmán::Bender Baruch::Seguinos en Twittermente

16.1.11

Lo Mejor del 2010: El Mundial de Fútbol Sudáfrica 2010 lo ganó la Unity

MEJOR2
Imagen 4
El 7 de julio pasado, Klose se dió cuenta que un número 5 podía meter goles. Alcanzó a leer su nombre, escrito en una tipografía muy clara y legible. Es que la selección alemana se había pasado todo el partido mirándole la espalda a los jugadores de España. Esa tipografía que los dejaba conocer los apellidos de sus verdugos es la Unity, creada por el brasileño Yomar Augusto. Nosotros hablamos con él, en exclusiva, para Tipográficamente.
Imagen 5
La Unity es la tipografía que uno pudo encontrar en la pelota más cuestionada de la historia de los mundiales. También fue la utilizada por varias selecciones latinas que, como Paraguay, México y Argentina, quedaron en el camino sin gloria. Ya te habíamos adelantado que la tipografía de Adidas venía ganando ese mundial tipográfico que cuelga de las camisetas.
unity_specimen
1 - O que dizer de o nascimento da tipografia Unity?
Unity foi projetada e desenvolvida no período em que trabalhei na agência 180 Amsterdam, que cuidava da conta da ADIDAS por mais de uma década.
Detail, o departamento de design da 180, desenvolveu a linguagem visual do segmento Futebol da marca. A tipografia foi parte essencial do projeto, servindo de pilar central da identidade visual da Adidas para a comunicação da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

O desenvolvimento da tipografia UNITY começou com esboços e algumas letras vindo diretamente dos designers da Adidas. Todo o desenvolvimento e desdobramento posterior do alfabeto foi concebido dentro da 180 Amsterdam. A fonte é inspirada no elemento triangular que está impresso na bola oficial da copa do mundo, e nosso objetivo foi dar vida e personalidade ao alfabeto.
Imagen 9

2 - Quanto tempo tem o seu desenho?

O projeto foi desenvolvido em 3 meses.

3 - Quais foram os principais obstáculos que surgiram durante o processo?

A relação entre a Adidas e a 180 Amsterdam foi muito importante durante a construção da fonte, com as duas partes trabalhando em conjunto e trazendo pontos importantes para serem julgados e analisados. Este fator colaborativo contribuiu bastante no resultado final.
Imagen 7
4 - As fontes são projetadas com base nos pedidos subsequentes. Talvez uma fonte projetada para uma camisa de futebol que poderíamos falar sobre a personalidade de uma seleção. Que personalidade deve ter a opção de levar a Unity?
A princípio a UNITY foi projetada somente para ser usada nas camisas dos jogadores durante a copa, mas com o desenvolvimento do projeto a fonte foi implementada em toda comunicação da Adidas durante a copa. Os números foram os primeiros a serem desenhados, seguidos pelas letras maiúsculas, que são as mais importantes no alfabeto durante a Copa do Mundo. A expansão das minúsculas e todos outros elementos foram desenvolvidas para uso em toda a comunicação da Adidas, entre ponto de venda, embalagens, publicidade, filmes, impressos e comunicação digital.
yomar_shanghai

5 - De forma que vem?

O desenvolvimento da tipografia UNITY começou com esboços e algumas letras vindo diretamente dos designers da Adidas. Todo o desenvolvimento e desdobramento posterior do alfabeto foi concebido dentro da 180 Amsterdam. A fonte é inspirada no elemento triangular que está impresso na bola oficial da copa do mundo, e nosso objetivo foi dar vida e personalidade ao alfabeto.

6 - Se falamos sobre as influências na sua criação, acho que existem alguns pontos de contacto com Indústria (Neville Brody). Você não acha?
Como os desenhos iniciais vieram dos designers da Adidas, e o desenvolvimento e desdobramento posterior do alfabeto foi concebido dentro da 180 Amsterdam. Brody não foi referência. Talvez subconscientemente. ;)

7 - Por que é chamado Unity?
União entre os jogadores.

1 comentario:

Xia dijo...

El Madrid no levanta cabeza, juasss... y el barça en rachaaaaa http://bit.ly/hqznsY

polaroids visuales

lo mejor del 2012

works::googleopoly

works::kiss einstein

works::Beatles Stereo

works::PORTADA TIPOGRAFICA

works: yeah, yeah, yeahs

Seguidores

BIG TASTY VISUAL

Cerati no murió

Periodic Table of Typeface

newsgames de ian bogost

pantone gámez kindelán

proyecto walsh

THE QR SERIES

THE QR SERIES
EL QRIFER

El ORIGINAL

QR-VERANO

El MIQR-EY MOUSE

LA PUQRA

El Black Demon

El QR Pí

El QR JOJOJO

Merry QRistmas

El Bender Baruch

El Norbarba

Le Garq

El Norwerine

Archivo VisualMente

COOPER BLACK FETICHE

Gabriel Campanario

made in japan

norberto chaves dixit

Nuestras categorías

Mi vieja era de Boca

Mi vieja era de Boca
Especial Boca Juniors

Blog miembro de la Asociación 3.0
30

(El autor del logo es Rodrigo Visscher. Fue elegido a través de un concurso abierto organizado por VisualMente.)

Nuestros reportajes

Hazte amigo-Facebook de El Norbi

Johnny Depp tipográfico

Helvética, la bestia pop

Helvética, la bestia pop
Especial Helvética

SAVE THE CHIRINGUITO

METROPOLI COOPER BLACK