.

Lo más buscado en Visualmente::El Norbi en Domestika::Book::Stan Lee, De la A a la Z::Book::Infocomics en italiano::News::El viejo disfraz del nuevo Wolverine::News::El nuevo logo de Superman::News::Entrevista exclusiva con el padre de Deadpool::::Las ilustraciones de El Norbi::Bender Rodríguez::Keith Haring::Astroboy::Batman Black and White::Patone y Perrone::Betty Boop::Mickey Mouse::Spider-Jam::Nuestros Queridos Blogs Asociados::El Norbi::QR Love::Visualmente::Infocomics::BarVisual::Tipográficamente::Universitariamente::Visualmente-Edu::Vía Libre::Bar Uch::Que Bien Que La Estamos Pasando::Los que escribieron en Visualmente, alguna vez::Carlos Gámez Kindelán::Rodrigo Sánchez::Jordi Catalá::Mario Tascón::Jaume Serra::Samuel Granados::Dolores Pujol::Fabio Marra::Luiz Adolfo::Leo Tavejnhansky::Massimo Gentile::Pablo Corral::Angel Casaña::Pedro Pérez Cuadrado::Tomás Ondarra::Kohji Shiiki::Elio Leturia::Rodrigo Fino::Ramiro Alonso::Sergio Fernández::Algunos de los archivos de Visualmente (2005-2013)::Coca-Cola::QR Code Portrait::Vía Libre::Ave María Latina::Odios Tipográficos::Infofreak::Helvética Love::Especial Cooper Black::Creatividad::Caricaturas::Cuartas Jornadas::Cumbre Mundial::Diarios online::Diálogos Visuales::100 Mejores Frases del 2005 (1)::100 Mejores Frases del 2005 (2)::100 Mejores Frases del 2005 (3)::100 Mejores Frases del 2005 (4)::
Nuestras tipografías::Mobype::QR Gothic::Stypenova::Sponge Type::Astroboy Type::Hotel Gonzo::ElectroType::Totoro::Meteoro::Mazinger::Pink Panther Type::

2.7.08

Que bueno es Bueno

foto
No somos primos (Baruch quiere decir Bueno). El ilustrador brasileño Daniel Bueno ha pasado por el Folha de São Paulo y el Diário de Pernambuco, y por las revistas Exame, Superinteressante, Macmania, Ciência Hoje y Meio & Mensagem. Su estilo muy original merecía su lugar en VisualMente.
1)¿Cómo logras esas texturas que tienen tus personajes?
Costumo aplicar sobre a camada de papel de aquarela recortes de jornal e revista, camadas diversas de papel, e tinta. O degradê que dá volumetria às figuras é feito com tinta acrílica. Depois passo tudo para o Photoshop e trabalho o contraste e o claro/escuro. Também posso scanear texturas encontradas em revistas, e ocasionalmente sobrepor texturas de origens distintas.
bue5

2)¿Cómo trabajas desde que te encargan una ilustración?

Inicialmente, dedico um bom tempo – quando possível – à idéia e concepção da imagem, fazendo vários rascunhos. A abordagem vai depender do contexto e do briefing: posso tanto partir para uma solução de ilusão e síntese, como me aventurar pelo absurdo e excesso de elementos fantasiosos e gráficos. Gosto de folhear livros, revistas, em busca de inspiração. Não é raro fazer uma pequena pesquisa na internet coletando imagens que possam servir de referência e apontar caminhos.
Uma vez feito o rascunho, envio o mesmo para o editor de arte. Depois de aprovada a idéia, parto para o processo de finalização, de modo geral trabalhoso. Desenho os contornos de todas as figuras a lápis, em papel sulfite, e transponho-os para papel duro. Aplico sobre essas figuras as técnicas de colagem, gerando elementos soltos, como “bonequinhos de papel”. Scaneio as peças separadamente e resolvo no Photoshop a composição, contrastes, claro/escuro, cores. Quando o prazo é curto, pulo o processo manual e resolvo a finalização utilizando o material que tenho à mão, uma espécie de “banco de imagens digitais” feito a partir das ilustrações que foram se acumulando.
bue1
3) ¿Qué técnicas utilizas? ¿Hay algo no digital allí?
É comum haver trabalho manual e há sempre trabalho digital. Recorro ao desenho com vetor uma vez ou outra. Utilizo basicamente o Photoshop. Faço reparos, altero e acrescento muitos elementos durante o processo de trabalho. As ilustrações costumam ter uma enorme quantidade de camadas (“layers”).

4) ¿Cuáles son tus influencias? ¿Cuáles fueron tus maestros?

Se for para citar um nome, diria Saul Steinberg. Sua obra é uma aula sobre as possibilidades de uso de elementos gráficos e de recursos de ilusão. Gosto também muito do George Grosz, do modo como ele mescla uma sátira corrosiva a amplos recursos gráficos – como a colagem. Tem também os cartazistas modernos, como Cassandre, Savignac, Leupin, os poloneses, etc.
Atualmente venho olhando muito o trabalho do futurista Fortunato Depero e de artistas que só descobri agora, como Miguel Covarrubias, Boris Artzy e o Paolo Garretto. No fundo, as influências são tantas que fica difícil fazer uma lista...Tem o Jim Flora, André François, Mary Blair, Ralph Barton, Guevara, J. Carlos... Fica evidente que tenho especial apreço pelos artistas que trabalham contornos geométricos, ou que se aventuram por aspectos gráficos, deformando e depurando elementos, subventendo significados. Nos quadrinhos, tenho lido as revistas Blab, The Ganzfeld, a velha RAW, o material do Le Dernier Cri, e a excelente Kramers Ergot.
bue2

5) ¿Por qué crees que te piden una ilustración?

Acredito que é pelo conjunto dos aspectos que caracterizam meu trabalho, não apenas pelo estilo ou as texturas, mas pela síntese destes com as idéias e experimentações.

works::astroboy

works::en vía libre

works::en metrópoli

type::mobype

type::stypenova

works::helvetica gothic

news::superman 2025

news::deadpool

news::Wolverine

works::japan

type::qr gothic

type::bob esponja

type::astroboy

type::big time

type::meteoro

type::pink

type::totoro

type::batman japan

THE QR SERIES

THE QR SERIES
El MIQR-EY MOUSE

LA PUQRA

Merry QRistmas

El Bender Baruch

kid works:: batman

kid works::superman

kid works::bender

kid works::wolverine

kid works::deadpool

kid works::iron man

kid works::spider jam

kid works::captain america

Archivo VisualMente

Mi vieja era de Boca

Mi vieja era de Boca
Especial Boca Juniors