Os "toy candidatos"
Tal vez, lo que piensan los jóvenes de los políticos hoy se hará realidad, gracias al diario brasileño O Povo. Ante las inminentes elecciones municipales, el director de arte Gil Dicelli tuvo la idea de asociar a los políticos de su país con muñecos de cartón pintado. Estos paper toy serán armados con el voto de la gente. A continuación, Dicelli nos cuenta cómo se le ocurrió semejante idea.
(Por Gil Dicelli) Para muitos, falar de política é algo sisudo, sério demais para brincar. Entretanto, o papel do lúdico no design gráfico nunca deve ser menosprezado. Neste caso, ele é essencial. Foi desta forma que o jornal O POVO investiu na estética dos "toy papers" para representar os candidatos a prefeito da cidade de Fortaleza nas eleições de 2008.
O conceito elaborado pelo meu, surgiu há três meses e traz para o jornal personagens de papel que devem interagir com vários pontos de referência da cidade, além de "pop ups" de gráficos, tabelas e outros quadros. Tudo em formato tridimensional.
"O bom de trabalhar com um material de criação como o papel é que a quantidade de possibilidades é infinita. Tanto com estruturas diferenciadas na apresentação das notícias, como pela forma leve de tratar temas tão complexos".
Dar vida aos "toys candidatos" ficou a cargo da infografista Cecília Andrade. Formada em arquitetura, Cecília utilizou de conhecimentos de geometria descritiva e espacial. "O processo começou com uma longa pesquisa sobre os toy papers. A pesquisa foi para entender como seria a estética que iríamos propor. Os bonecos começaram com análise de fotos e feitura de caricaturas. Depois, veio a forma 3D e a planificação, ou seja, a formação do boneco no papel. Fotografamos em estúdio e tratamos as imagens para formar um banco de dados".
Até outubro, quando se encerra a campanha, os personagens terão passado por diversas situações, comédias e dramas do nosso dia-a-dia. O circo está montado.