.

Los columnistas de Visualmente::Carlos Gámez Kindelán::Rodrigo Sánchez::Jordi Catalá::Mario Tascón::Jaume Serra::Samuel Granados::Dolores Pujol::Fabio Marra::Luiz Adolfo::Leo Tavejnhansky::Massimo Gentile::Pablo Corral::Angel Casaña::Pedro Pérez Cuadrado::Tomás Ondarra::Kohji Shiiki::Elio Leturia::Rodrigo Fino::Ramiro Alonso::Sergio Fernández::Lo más leído de Visualmente::Portadas::Infofreak::Fotografía::Especial Helvética::Especial: Frases del 2008::Especial Cooper Black::Creatividad::Caricaturas::Cuartas Jornadas::Cumbre Mundial::Desnudos::Diarios impresos::Diarios online::Diálogos Visuales
Nuestros Blogs Asociados::Visualmente::Indio::Infograkids::Infografreaks::Infografreaks-edu::Mala Magazine::Bar Visual::Tipográficamente::Chillart::Universitariamente::Visualmente-Edu::Vía Libre::Bar Uch::Que Bien Que La Estamos Pasando::Twittermente::Seguinos en Twitter::Las editoras de Mala::Cristina Poetto::Miru Trigo::Ivonne Caamaño::Ana Ottone::Evita Las Tentaciones::Gaba Urco::Nacha La Macha::Beta Ramírez Bustelo::Carolina Ramírez::Connie Moreno::Juana Medina::Yanina Isabella Tejera::Anna Marti::Lina Delgado Cortés::Sofi Ginestra::India Herrera::La Bender Baruch::Los editores de Chillart::Martín Pons::Pinguboy::Raúl Manrupe::Elio Leturia::Les Cuevas Otonelli::Nathalie Sonne::Germán Kemerer::Lucas Groglio::Rodolfo Fernández Alvarez::Raúl Della Valle::Julio Cuervo::Javier Cuello::Julián Chappa::Fabián Carreras::Jenny Canales Peña::Gastón Caba::Pablo Bobadilla::Federico Fuertes Guzmán::Bender Baruch::Seguinos en Twittermente

11.4.11

Exclusivo: Cómo se hace una portada distinta en un diario

BRA_OPOVO (1)
La semana pasada te presentamos, bien en caliente, lo que ocurrió en las portadas de los diarios brasileños sobre la matanza acontecida en Río de Janeiro. Nos llamó mucho la atención cómo los diarios mostraron a los muertos, tanto víctimas como al autor de la masacre, en sus portadas.. Pero un diario, el O Povo, se despegó totalmente de todas las demás y si esto lo analizamos teniendo en cuenta que fue la portada que competía con las otras, la apuesta merecía su lugar en Visualmente, donde siempre creemos que la creatividad no es exclusiva de ciertas temáticas. A continuación, los comentarios exclusivos del director de arte del diario.

1GIL(Por Gil Dicelli) No dia 7 de abril de 2011o Brasil acompanhou estarrecido, pela TV e Internet, uma das maiores tragédias já ocorridas nacionalmente. Um homem armado invadiu uma escola e desferiu vários tiros, dentro de salas de aula, matando 12 crianças e ferindo outras. Algo terrível e inacreditável que mobilizou todas os veículos de comunicação do País. Era preciso atuar rapidamente para tentar traduzir em palavras e imagens a dor daquele dia.
A capa do jornal O Povo, despiu-se das imagens fotográficas, das frases ditas, do fato já veiculado pela mídia eletrônica e avançou na cobertura factual, trazendo uma manchete voltada a uma questão crucial: "Como falar sobre a tragédia do Rio com as crianças". Afinal, elas foram o alvo do massacre.
A capa resgata a paz, na limpeza das imagens, no branco da página. Ao mesmo tempo, mostra uma página de caderno que foi amassada (a bola de papel), uma referência à violência vivida na escola. É também uma metáfora de uma vida que se foi, uma folha de uma vida que foi interrompida e que não será mais escrita. Comoção e tristeza que o Brasil e outros países acompanharam. A mesma violência sofrida (bola amassada) faz sombra ao Cristo Redentor, ícone do Rio de Janeiro e local onde os fatos aconteceram.
Paz e dor, lado a lado. Uma tentativa de compreender o incompreensível.
JAIME GIL ANDREA
(Criação: Jaime Neto, Gil Dicelli e Andrea Araujo (O POVO/Brasil))

1 comentario:

anakarladubiela dijo...

Competentíssimos, os três. Isso é que é sair do cotidiano sangrento para buscar outros horizontes, mais criativos, sensíveis, cheios de paz! Parabéns!!!

polaroids visuales

lo mejor del 2012

works::googleopoly

works::kiss einstein

works::Beatles Stereo

works::PORTADA TIPOGRAFICA

works: yeah, yeah, yeahs

Seguidores

BIG TASTY VISUAL

Cerati no murió

Periodic Table of Typeface

newsgames de ian bogost

pantone gámez kindelán

proyecto walsh

THE QR SERIES

THE QR SERIES
EL QRIFER

El ORIGINAL

QR-VERANO

El MIQR-EY MOUSE

LA PUQRA

El Black Demon

El QR Pí

El QR JOJOJO

Merry QRistmas

El Bender Baruch

El Norbarba

Le Garq

El Norwerine

Archivo VisualMente

COOPER BLACK FETICHE

Gabriel Campanario

made in japan

norberto chaves dixit

Nuestras categorías

Mi vieja era de Boca

Mi vieja era de Boca
Especial Boca Juniors

Blog miembro de la Asociación 3.0
30

(El autor del logo es Rodrigo Visscher. Fue elegido a través de un concurso abierto organizado por VisualMente.)

Nuestros reportajes

Hazte amigo-Facebook de El Norbi

Johnny Depp tipográfico

Helvética, la bestia pop

Helvética, la bestia pop
Especial Helvética

SAVE THE CHIRINGUITO

METROPOLI COOPER BLACK