Exclusivo: Te presentamos el Jornal Placar
Mañana sale a la calle un nuevo diario gratuito en Brasil. Se trata de Placar, que tendrá 80.000 ejemplares y se centrará en São Paulo. Llegará a tener 32 páginas, con un formato tabloide 280 x 350 mm. A continuación, su director de arte, Alex Borba, nos presentará, en exclusiva para Visualmente, el nuevo diario. También nos adelantará que las tipografías que piensa usar son United y Serif para títulos, mientras que la Mercury Text para el texto.
(Por Alex Borba) O Jornal Placar, o primeiro diário da Editora Abril, líder absoluta do segmento impresso no Brasil, (re)estreia amanhã, 22 de abril de 2009, gratuito, distribuído em mais de 200 pontos da cidade de São Paulo, em parceria com o também gratuito Destak.
A nova publicação abre um precedente inédito no ramo de jornal dentro do Grupo, o que por si só já é notícia. Ponta de lança da Abril, seu processo de implantação e seu projeto editorial podem (e devem) servir de modelo para outras publicações do gênero na casa em um futuro próximo.
A brincadeira do título se refere ao time de experts contratato para a operação. Desde Celso Miranda, que encabeçou a operação da charmosa revista Vip e a fez líder de mercado, passando por colunistas de peso e grife como Luciano Burti (automobilismo), Paulo Bonfá (humor) e Arnaldo Ribeiro (redator-chefe da Placar, tática), entre outros, e pelos editores Marcos Sérgio Silva e Marcelo Monteiro (texto) e Alex Borba (arte), além de um elenco engajado de mais seis repórteres e quatro designers.
O gramado foi montado no quinto andar do novo prédio da Abril em tempo recorde: dez dias de montagem e a redação estava pronta para encarar o desafio de se fazer jornal dentro da expertise de mais de 50 anos revistas da Abril. A quantidade de processos e setores envolvidos mostra o empenho com que este Grupo aposta em seu craque mirim.
A segunda fase do projeto que se inicia hoje dá sequência ao piloto que circulou por um mês e 22 edições entre novembro e dezembro passado, em uma operação de sucesso que balançou a rede da concorrência esportiva paulistana.
A expectativa é que o jornal ganhe, logo em seus primeiros passos, a notoriedade e respeito que a marca Placar demorou quase 40 anos para construir. A receita parece simples: textos dinâmicos, jovens e antenados, com uma abordagem muito mais descontraída e polêmica. O projeto gráfico, da equipe de arte da Placar, vem ao encontro da necessidade editorial e traz a versatilidade típica dos mais modernos veículos de mídia, aliada ao zelo e à qualidade de revistas típicas da Abril.
Quando fui convidado para implantar o Jornal da Placar, há cerca de 20 dias, não tinha idéia do que poderia acontecer... Já sabia do projeto anterior (na época, ainda estava como editor de arte da concorrência, no LANCE!, onde chefiei a arte por 10 anos) e temia, naquela casa, o estrago que o novo periódico poderia causar no mercado. Mas foi dentro da Abril que pude provar a diferença brutal que o planejamento e o investimento pontual podem fazer por uma implantação. Inútil escapar da comparação mais imediata e de outras, de veículos anteriores pelos quais passei. Já varei N noites em claro em redações e pela primeira vez não tive este desprazer. Parte porque o projeto já estava em andamento, embora inativo. Parte porque, aqui na Abril, parece que a seriedade e o objetivo final sobrepõem reuniões e embargos hierárquicos. Deve ser culpa do RH (risos) ou da cultura da redação que dá espaço aos profissionais executarem seus planos e decisões baseados na confiança e com apenas uma supervisão virtuosa – bola pra frente mesmo.
O resultado poderá ser acompanhado, de segunda a sexta-feira, nos principais pontos da cidade de São Paulo. O descompromisso de um projeto editorial voltado às vendas deve tornar o Jornal Placar realmente o porta-voz independente da massa torcedora, do apaixonado por futebol e esportes, que gosta de ter sua inteligência e seu bom gosto bem tratatos, como é de costume na Abril.
Força, Jornal Placar, o gramado, a pista, a quadra e o verbo agora são todos seus!