.

Lo más buscado en Visualmente::El Norbi en Domestika::Book::Stan Lee, De la A a la Z::Book::Infocomics en italiano::News::El viejo disfraz del nuevo Wolverine::News::El nuevo logo de Superman::News::Entrevista exclusiva con el padre de Deadpool::::Las ilustraciones de El Norbi::Bender Rodríguez::Keith Haring::Astroboy::Batman Black and White::Patone y Perrone::Betty Boop::Mickey Mouse::Spider-Jam::Nuestros Queridos Blogs Asociados::El Norbi::QR Love::Visualmente::Infocomics::BarVisual::Tipográficamente::Universitariamente::Visualmente-Edu::Vía Libre::Bar Uch::Que Bien Que La Estamos Pasando::Los que escribieron en Visualmente, alguna vez::Carlos Gámez Kindelán::Rodrigo Sánchez::Jordi Catalá::Mario Tascón::Jaume Serra::Samuel Granados::Dolores Pujol::Fabio Marra::Luiz Adolfo::Leo Tavejnhansky::Massimo Gentile::Pablo Corral::Angel Casaña::Pedro Pérez Cuadrado::Tomás Ondarra::Kohji Shiiki::Elio Leturia::Rodrigo Fino::Ramiro Alonso::Sergio Fernández::Algunos de los archivos de Visualmente (2005-2013)::Coca-Cola::QR Code Portrait::Vía Libre::Ave María Latina::Odios Tipográficos::Infofreak::Helvética Love::Especial Cooper Black::Creatividad::Caricaturas::Cuartas Jornadas::Cumbre Mundial::Diarios online::Diálogos Visuales::100 Mejores Frases del 2005 (1)::100 Mejores Frases del 2005 (2)::100 Mejores Frases del 2005 (3)::100 Mejores Frases del 2005 (4)::
Nuestras tipografías::Mobype::QR Gothic::Stypenova::Sponge Type::Astroboy Type::Hotel Gonzo::ElectroType::Totoro::Meteoro::Mazinger::Pink Panther Type::

15.2.08

Especial: Pensando infograficamente

love
renata(2)(Por Renata Steffen, infógrafa del diario Fohla de San Pablo, Brasil) Qual o papel de um infografista? Para que servem os gráficos? Por que insistimos em nos dividir em infografistas, ilustradores, designers, repórteres e editores? Afinal, não estamos todos do mesmo lado (aquele a favor do leitor) e dispostos a muni-lo com a melhor informação, a mais completa e a mais compreensível?

Cada um no seu papel, mas sabendo que o importante é PENSAR INFOGRAFICAMENTE. Esse pensamento, na realidade, também passa pela ação, e, principalmente, pelo planejamento. É uma sequência que vai desde o diagnosticar quando uma história merece e deve ser explicada visualmente, até a página final. Uma tarefa que que não nasce pronta e acabada. É, antes de tudo, um processo. Sua duração é variável: dependendo do meio a que se destina e das condições de produção, pode levar de apenas algumas horas até muito meses. Uma coisa, porém, não varia: um infográfico não é (ou não deveria ser) obra de uma única cabeça. Ele nasce, cresce e aparece a partir das somas das competências de texto, arte, edição de todos os profissionais envolvidos.

É justamente esse processo de construção coletiva que me fascina: pesquisar, apurar, analisar a pauta, buscando informações de todos os tipos, sejam visuais, escritas, orais. E a partir disso tudo, desvendá-la ao leitor, explicando para ele o que é realmente necessário, o que ele precisa saber. Além disso, escolher uma maneira interessante de fazê-lo, afim de provocar emoção em quem está do outro lado, fazer aquela pessoa ler, entender a questão, e, por que não?, divertir-se , rir, emocionar-se... enfim, conduzir seus olhos, seu cérebro e seu coração a lugar onde ela nunca poderia esta - a não ser, claro, se for conduzida por um bom infográfico.

Veja bem: a informação, o rigor jornalístico nunca pode ser deixado de lado. Caso contrário, não se trata de infografia. A minha questão é acrescentar um ingrediente a mais ao conjunto, que vem a ser a tal da emoção. Digamos que seria a cereja do bolo. E mais com cobertura e decoração. Ou seja, o bolo, a informação primordial, que vai alimentar o leitor faminto, está lá. Mas por que não um cobertura linda, com marzipan, cereja e chantilly?

É por isso que eu acredito na linguagem da infografia, seu poder de ser síntética , didática e ao mesmo tempo de fisgar o leitor por outras emoções, seja pelo riso, pela ação ou pelo drama. Mas é também papel da infografia fazer ele parar numa página onde talvez ele nunca fosse parar, ler sobre um assunto que nunca o interessou, enfim, experimentar um sabor de bolo que ele nunca comeu.

works::astroboy

works::en vía libre

works::en metrópoli

type::mobype

type::stypenova

works::helvetica gothic

news::superman 2025

news::deadpool

news::Wolverine

works::japan

type::qr gothic

type::bob esponja

type::astroboy

type::big time

type::meteoro

type::pink

type::totoro

type::batman japan

THE QR SERIES

THE QR SERIES
El MIQR-EY MOUSE

LA PUQRA

Merry QRistmas

El Bender Baruch

kid works:: batman

kid works::superman

kid works::bender

kid works::wolverine

kid works::deadpool

kid works::iron man

kid works::spider jam

kid works::captain america

Archivo VisualMente

Mi vieja era de Boca

Mi vieja era de Boca
Especial Boca Juniors