.

Los columnistas de Visualmente::Carlos Gámez Kindelán::Rodrigo Sánchez::Jordi Catalá::Mario Tascón::Jaume Serra::Samuel Granados::Dolores Pujol::Fabio Marra::Luiz Adolfo::Leo Tavejnhansky::Massimo Gentile::Pablo Corral::Angel Casaña::Pedro Pérez Cuadrado::Tomás Ondarra::Kohji Shiiki::Elio Leturia::Rodrigo Fino::Ramiro Alonso::Sergio Fernández::Lo más leído de Visualmente::Portadas::Infofreak::Fotografía::Especial Helvética::Especial: Frases del 2008::Especial Cooper Black::Creatividad::Caricaturas::Cuartas Jornadas::Cumbre Mundial::Desnudos::Diarios impresos::Diarios online::Diálogos Visuales
Nuestros Blogs Asociados::Visualmente::Indio::Infograkids::Infografreaks::Infografreaks-edu::Mala Magazine::Bar Visual::Tipográficamente::Chillart::Universitariamente::Visualmente-Edu::Vía Libre::Bar Uch::Que Bien Que La Estamos Pasando::Twittermente::Seguinos en Twitter::Las editoras de Mala::Cristina Poetto::Miru Trigo::Ivonne Caamaño::Ana Ottone::Evita Las Tentaciones::Gaba Urco::Nacha La Macha::Beta Ramírez Bustelo::Carolina Ramírez::Connie Moreno::Juana Medina::Yanina Isabella Tejera::Anna Marti::Lina Delgado Cortés::Sofi Ginestra::India Herrera::La Bender Baruch::Los editores de Chillart::Martín Pons::Pinguboy::Raúl Manrupe::Elio Leturia::Les Cuevas Otonelli::Nathalie Sonne::Germán Kemerer::Lucas Groglio::Rodolfo Fernández Alvarez::Raúl Della Valle::Julio Cuervo::Javier Cuello::Julián Chappa::Fabián Carreras::Jenny Canales Peña::Gastón Caba::Pablo Bobadilla::Federico Fuertes Guzmán::Bender Baruch::Seguinos en Twittermente

15.6.07

I love NY faz 30 anos

El recuerda cómo conoció al diseñador norteamericano: "Durante os anos 90, O GLOBO renovou seu projeto gráfico. Para realizá-lo foi contratado o escritório WBMG, de Milton Glaser e Walter Bernard. Por 3 anos houve várias viagens a Nova York para discutir os detalhes do projeto que foi implantado em 1995". El director de arte de este gran diario brasileño tiene una interesante visión de la creación de Milton Glaser que, por estos días, cumple 30 años.

fotoleo (Por Léo Tavejnhansky) Em meados dos anos 70, Nova York vivia um período difícil: estava violenta e suja. A situação era crítica, o turismo estava em declínio e os moradores pareciam não querer cooperar com a cidade. A situação financeira se agravou e deixou Nova York à beira da insolvência.

Com o objetivo de recuperar o turismo e injetar ânimo na população, a Câmara de Comércio do Estado de Nova York apelou para a agência de publicidade Wells, Rich e Green para que fizesse uma campanha para reanimar a cidade e seus valores. Com o refrão "I love New York", uma série de comerciais foi veiculado pela televisão com a participação de celebridades.

Paralelamente, a Câmara de Comércio contatou diretamente Milton Glaser para que fizesse o logo da campanha. Segundo Glaser, a idéia inicial aprovada era apenas tipográfica, com o slogan sobreposto a dois losangos. Glaser não ficou satisfeito com a solução, mas submeteu assim mesmo seu projeto que foi aprovado. Uma semana depois, num táxi, ele teve um estalo e rabiscou a idéia que usa o símbolo do coração substituindo a palavra "love". Bill Doyle, o representante da Câmara relutou inicialmente em fazer a troca, reuniu então novamente os membros da Câmara que aprovaram o projeto.
iloveNY
O conjunto tipográfico usa a American Typewriter, letra lançada em 1974 pela ITC, que tem as serifas ligeiramente onduladas com cantos arredondados, que harmonizam bem com o coração e criam um efeito distinto, que, reforçado pelo contraste vermelho/preto, tornou o logo inconfundível.

O símbolo se tornou o trabalho mais conhecido de Milton Glaser e desde então é parte integrante da paisagem nova-iorquina.

Quando submeteu a primeira solução à Câmara, Glaser acreditava que após a campanha o logo seria esquecido, mas, ficou animado com a idéia final. E o logo nunca mais deixou de ser lembrado e reproduzido. Foi copiado e parodiado em todo mundo, tornando-se um símbolo pop presente em centenas de objetos, além das campanhas promocionais do estado de Nova York.

"...você trabalha fundamentalmente para que suas idéias ingressem na cultura, embora essa seja uma idéia deveras pequena. De qualquer forma, nenhuma outra coisa que fiz foi tão repetida, talvez por ter sido intrinsecamente tão banal introduzi-la", diz Glaser.

Glaser não recebeu nada pelo trabalho, que ficou 10 anos livre de copyright para que pudesse ser facilmente difundido. Depois desse tempo passou a pertencer ao estado de Nova York, que o licencia comercialmente.

Glaser em evidência há 50 anos

Milton Glaser nasceu em Nova York, estudou na Cooper Union e na Academia de Belas Artes de Bolonha, com Morandi. Ele se tornou famoso logo no início de sua carreira, quando, aos 25 anos, fundou o estúdio Pushpin (em 1954) com os companheiros Seymor Chwast, Edward Sorel e Reynold Ruffins. Foi co-fundador e diretor de arte da revista New York. Realizou exposições individuais no MoMA e no Centro Georges Pompidou. Suas obras fazem parte do acervo de vários museus.

O trabalho de Milton Glaser transita por todas as áreas visuais: ilustrações, projetos gráficos de revistas e jornais; logotipos, embalagens, arquitetura de interiores. Trabalhos de arquitetura incluem o projeto para os supermercados Grand Union e o parque recreativo Vila Sésamo, baseado na série de televisão "Sesame Street".

Dos trabalhos gráficos, outro grande destaque foi o cartaz de Bob Dylan, de 1966, inspirado na silhueta de Marcel Duchamp e na arte persa. Seis milhões de posters foram impressos. Mas nenhum trabalho teve o impacto e a repercussão do "I u NY" em recuperar a confiança dos cidadãos de Nova York na sua cidade e na divulgação dela mundo afora.

No hay comentarios.:

polaroids visuales

lo mejor del 2012

works::googleopoly

works::kiss einstein

works::Beatles Stereo

works::PORTADA TIPOGRAFICA

works: yeah, yeah, yeahs

Seguidores

BIG TASTY VISUAL

Cerati no murió

Periodic Table of Typeface

newsgames de ian bogost

pantone gámez kindelán

proyecto walsh

THE QR SERIES

THE QR SERIES
EL QRIFER

El ORIGINAL

QR-VERANO

El MIQR-EY MOUSE

LA PUQRA

El Black Demon

El QR Pí

El QR JOJOJO

Merry QRistmas

El Bender Baruch

El Norbarba

Le Garq

El Norwerine

Archivo VisualMente

COOPER BLACK FETICHE

Gabriel Campanario

made in japan

norberto chaves dixit

Nuestras categorías

Mi vieja era de Boca

Mi vieja era de Boca
Especial Boca Juniors

Blog miembro de la Asociación 3.0
30

(El autor del logo es Rodrigo Visscher. Fue elegido a través de un concurso abierto organizado por VisualMente.)

Nuestros reportajes

Hazte amigo-Facebook de El Norbi

Johnny Depp tipográfico

Helvética, la bestia pop

Helvética, la bestia pop
Especial Helvética

SAVE THE CHIRINGUITO

METROPOLI COOPER BLACK