Cinco minutos de la Folha de Sao Pablo
El director de arte del diario Folha de Sao Paulo, Fabio Marra, participó de nuestras Quintas Jornadas Universitarias sobre Diseño de Información. Esta es una especie de continuación cósmica de aquella disertación. El brasileño nos cuenta cómo se hace una nueva sección llamada Folha Corrida, cuya navegación da vértigo. Toda la actualidad en 5 minutos.
(Por Fabio Marra) O atual projeto gráfico do jornal Folha de S.Paulo, feito pelo designer Massimo Gentile em conjunto com o grupo Garcia Media e inaugurado em maio de 2006 nos trouxe algumas discussões interessantes. Um dos pilares desse projeto se ancorou no pensamento de que leitores de jornal hoje já não tem tempo a perder e muitos deles não querem e não podem despender horas e horas diárias lendo o jornal. Assim, o pensamento se dividiu em duas frentes de trabalho para facilitar a navegação e a satisfação dos leitores. A Folha busca fazer um jornal para os que dispõem de 50 minutos diários e querem se apofundar no conteúdo das notícias, e também para aqueles que só possuem 5 minutos e precisam estar sintonizados com o que de principal aconteceu no dia anterior, além do principal da agenda que está por vir.
De fato, o bombardeio de informações é brutal. Rádios transmitem notícias 24 horas por dia e a internet é cada dia mais acessível em qualquer bar de esquina, sem contar Iphones que rapidamente se proliferam no país. Um massacre.
No período de elaboração do projeto foi dada atenção especial ao tema e aos leitores que buscam informações rápidas e em poucos minutos. Foi criada a FOLHA CORRIDA. Há poucos meses atrás ela foi implantada.
A pagina é a contra capa do caderno Cotidiano e diariamente traz o noticiário em cinco minutos, com informações essenciais do dia, em textos curtos e diretos, um resumo das notícias, extrato de colunistas, dicas práticas, artes e gráficos para serem lidos em poucos minutos.
Funciona como mais uma porta de entrada para o jornal. Depois de passar pela primeira página, o leitor mais apressado encontra na FOLHA CORRIDA informações primordiais para que esteja informado e sintonizado com o principal daquele dia.
No domingo, faz um resumo dos acontecimentos mais importantes da semana e dos personagens que mais se destacaram, com objetivo de atender o leitor que não acompanhou o noticiário e os que lêem jornal apenas no fim de semana.
Os leitores têem se dedicado à página, e mesmo os mais tradicionais e afoitos por se aprofundar em conteúdos e análises demonstram um carinho e entusiasmo pelo conceito da página.
Para os designers, a FOLHA CORRIDA é mais um desafio, e quem sabe uma diversão para fazer durante o dia.