8.6.05

No ataque sempre!

argeBRASIL
"Fiz estas duas caricaturas há algum tempo. A do Ronaldinho enviei para um Salão de Humor na Colômbia e a de Carlitos Tévez para a editoria de esportes do Jornal Zero Hora", nos cuenta Gilmar Fraga.

En pocas horas, en Argentina, chocarán los planetas. Será a causa de un partido de futbol. Estas son las cosas que no pueden entender los norteamericanos. Pero cuando juegan Brasil contra Argentina, el aire en sudamérica se respira más pesado. Hoy es uno de esos días. Por eso, VisualMente le pidió al genial artista brasileño Gilmar Fraga que nos diera su visión del partido de hoy y de "yapa" (significa regalo por ésta parte del mundo) ligamos dos de sus caricaturas que tienen que ver con los protagonistas.

(Por Gilmar Fraga) Confesso que, na minha curta carreira futebolística, e devo dizer que foi muito curta mesmo, era um jogador de ataque. Gostava de jogar sempre do meio para frente, tinha um grande apreço pela ponta direita. Por uma série de motivos que não vêm ao caso neste momento, abandonei uma carreira de fortuna e glória pra me tornar...ilustrador e caricaturista.
Como no futebol, o desenho seja ele ilustração, charge, caricatura, cartum ou história em quadrinhos exige técnica e paixão.
Foi por paixão que me tornei caricaturista, e das várias vertentes do desenho para ser caricaturista é preciso jogar para frente sempre no ataque, pois a boa caricatura é a que revela não só o exterior do caricaturado, mas sim a sua alma ou personalidade.
Mas diferente dos políticos, aos quais muito raramente consigo fazer uma caricatura amena, mesmo daqueles em que ainda acredito, os jogadores exercem uma mística, alguns são ingenuamente maliciosos, geralmente jovens de origem humilde, que tornan-se celebridades, e de vida pública como os políticos. As pessoas por mais distorcido o traço logo identificam a figura do jogador e sorriem. É neste momento que a maldade velha da caricatura é prazeirosa, como a sensação de um gol.
Bem, Brasil e Argentina jogam hoje e é claro que acho que ganhamos.
É um clássico, por isso tem mais sabor.
Çomo diz um amigo meu, "é sempre bom ver a selação ganhar, mas ganhar da Argentina é melhor!".
Espero que, assim como os caricaturistas, a seleção brasileira jogue pra frente e no ataque.