16.1.11
Lo Mejor del 2010: El Mundial de Fútbol Sudáfrica 2010 lo ganó la Unity
El 7 de julio pasado, Klose se dió cuenta que un número 5 podía meter goles. Alcanzó a leer su nombre, escrito en una tipografía muy clara y legible. Es que la selección alemana se había pasado todo el partido mirándole la espalda a los jugadores de España. Esa tipografía que los dejaba conocer los apellidos de sus verdugos es la Unity, creada por el brasileño Yomar Augusto. Nosotros hablamos con él, en exclusiva, para Tipográficamente.
La Unity es la tipografía que uno pudo encontrar en la pelota más cuestionada de la historia de los mundiales. También fue la utilizada por varias selecciones latinas que, como Paraguay, México y Argentina, quedaron en el camino sin gloria. Ya te habíamos adelantado que la tipografía de Adidas venía ganando ese mundial tipográfico que cuelga de las camisetas.
1 - O que dizer de o nascimento da tipografia Unity?
Unity foi projetada e desenvolvida no período em que trabalhei na agência 180 Amsterdam, que cuidava da conta da ADIDAS por mais de uma década.
Detail, o departamento de design da 180, desenvolveu a linguagem visual do segmento Futebol da marca. A tipografia foi parte essencial do projeto, servindo de pilar central da identidade visual da Adidas para a comunicação da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.
O desenvolvimento da tipografia UNITY começou com esboços e algumas letras vindo diretamente dos designers da Adidas. Todo o desenvolvimento e desdobramento posterior do alfabeto foi concebido dentro da 180 Amsterdam. A fonte é inspirada no elemento triangular que está impresso na bola oficial da copa do mundo, e nosso objetivo foi dar vida e personalidade ao alfabeto.
2 - Quanto tempo tem o seu desenho?
O projeto foi desenvolvido em 3 meses.
3 - Quais foram os principais obstáculos que surgiram durante o processo?
A relação entre a Adidas e a 180 Amsterdam foi muito importante durante a construção da fonte, com as duas partes trabalhando em conjunto e trazendo pontos importantes para serem julgados e analisados. Este fator colaborativo contribuiu bastante no resultado final.
4 - As fontes são projetadas com base nos pedidos subsequentes. Talvez uma fonte projetada para uma camisa de futebol que poderíamos falar sobre a personalidade de uma seleção. Que personalidade deve ter a opção de levar a Unity?
A princípio a UNITY foi projetada somente para ser usada nas camisas dos jogadores durante a copa, mas com o desenvolvimento do projeto a fonte foi implementada em toda comunicação da Adidas durante a copa. Os números foram os primeiros a serem desenhados, seguidos pelas letras maiúsculas, que são as mais importantes no alfabeto durante a Copa do Mundo. A expansão das minúsculas e todos outros elementos foram desenvolvidas para uso em toda a comunicação da Adidas, entre ponto de venda, embalagens, publicidade, filmes, impressos e comunicação digital.
5 - De forma que vem?
O desenvolvimento da tipografia UNITY começou com esboços e algumas letras vindo diretamente dos designers da Adidas. Todo o desenvolvimento e desdobramento posterior do alfabeto foi concebido dentro da 180 Amsterdam. A fonte é inspirada no elemento triangular que está impresso na bola oficial da copa do mundo, e nosso objetivo foi dar vida e personalidade ao alfabeto.
6 - Se falamos sobre as influências na sua criação, acho que existem alguns pontos de contacto com Indústria (Neville Brody). Você não acha?
Como os desenhos iniciais vieram dos designers da Adidas, e o desenvolvimento e desdobramento posterior do alfabeto foi concebido dentro da 180 Amsterdam. Brody não foi referência. Talvez subconscientemente. ;)
7 - Por que é chamado Unity?
União entre os jogadores.