De qualquer forma perder não é propriamente um sentimento que agrada. Ainda mais perder para a Argentina, por mais distante que aconteça...
Dessa vez o tempo jogou a favor da redação, bem diferente da seleção brasileira de futebol, que jogou verdadeirmente contra e perdeu para os rivais por 3 a 0.
Hard news com oito horas para produção é privilégio de poucas edições.
O fatídico jogo que tirou o Brasil da disputa inédita pelo ouro olímpico terminou pouco antes do meio dia, no horário brasileiro, e então vamos lá.
Mãos a obra...
O tom crítico dado pela equipe de esportes do jornal e as explicações para a derrota ficou bastante claro na capa do caderno especial Pequim 2008: o descaso dos dirigentes, a falta de treinos, jogadores em péssimas condições físicas e o despreparo dos atletas foram os responsáveis, resumidas de forma bastante eficiente na palavra Desleixo, que tem o significado de descuido, dejadez, negligência, abandono.
Equipe de esportes e a designer Renata Steffen optaram por trabalhar com a fotografia da festa argentina ainda em campo e a desolação brasileira. E não perderam o bom humor ao brincar com fotografia menor em cima, do time de vôlei e o irônico título: País do Vôlei. Uma vez que nem a equipe feminina e nem a masculina ainda nos deixaram na mão.
O jogo de contrastes de fotos com os dois grupos, o forte tom crítico do título Desleixo e o título menor País do vôlei fazem desta uma das melhores capas da cobertura olímpica.
A primeira página do jornal optou pela linha oposta, mostrando em lindíssima fotografia o jogador Rafael Sobis. Caído, sozinho, pequeno, distante, triste, assim como foi a atuação da equipe brasileira. O texto acertadamente apontou para o fato: Genro de Maradona afunda do Brasil.
Bem, com as derrotas podemos aprender e até mesmo levar alguma vantagem, não é mesmo? Se existe alguma nesse caso é que na madrugada de sábado podemos estar dormindo ou fazendo qualquer outra coisa. Podemos até estar torcendo para a Nigéria, mas não necessáriamente com os olhos colados na televisão.
(Ah! O logotipo do caderno Pequim 2008 não tem espaço fixo. Se mexe na página
em função da combinação gráfica e estética, e o I Ching (ideograma chinês
que acompanha o logo) é a resposta a uma pergunta diária e diferente feita e
respondida por um especialista. Divertido e curioso...)