Giovana Ottenbreit es estudiante de periodismo de la Universidad Presbiteriana Mackenzie de São Paulo y nos hizo un reportaje. Después de hablar de todos estos temas le propusimos que nos diera su visión de la cuestión.
Sabendo disso, é natural perceber que a imagem de uma página impressa também é fonte de informação. Se partirmos da idéia de que a ferramenta de trabalho do jornalista é a informação, nada mais lógico que despendermos certa atenção à comunicação visual.
Entretanto, não basta cuidar apenas da aparência e dedicar a ela todos os esforços. A mídia como conhecemos atualmente esta bombardeando uma série de imagens e informações que seus receptores não conseguem mais digerir tanto conteúdo. Esse bombardeiro faz com que a mídia tire de si mesma o seu potencial comunicativo. A relação entre jornalismo e design se dá quando percebemos a importância dos dois elementos, texto e imagem num equilíbrio constante.
Uma forma lógica e útil de juntar os dois dados é a infografia: integração entre códigos distintos (charges, fotografias, gráficos, mapas, símbolos, tabelas, boxes, fac-símile e textos) em uma página jornalística. Por isso existe a SND (Society of News Design) que reconhece o jornalismo visual como uma profissão, incentiva iniciativas de alto padrão gráfico no jornalismo e dá apoio aos profissionais do meio.
Junto à Universidade de Navarra, na Espanha, a instituição promove anualmente o Prêmio Malofiej, destinado a premiar os melhores infográficos.
O que se quer mostrar é que o jornalista também pode trabalhar com essa ferramenta da imagem para transmitir sua informação. Os instrumentos para o bom profissional da comunicação não se restringem apenas ao texto; existe uma gama de ferramentas para trabalhar com a linguagem não verbal às quais se deve conhecer e dominar.
Trabalhando dessa forma, poderemos trazer qualidade à obra, transparência e ética, para um relacionamento fiel entre o produto e o leitor.