Llegaron muchos correos que preguntaban si la foto de Kirchner estaba retocada. Buscamos la respuesta en la fuente. La misma pertenece a un gran fotógrafo brasileño, Alan Marques, y fue tomada para su diario, el "Fohla de Sao Paulo". Después la reprodujo "O Globo", y, un día después, el diario "Clarín". Con un epígrafe sugestivo, que apela a lo más llamativo de la instantánea de Marques, el diario argentino se centra en el tema de la sombra de la nariz de Kirchner, tomando parte de una letra de José María Contursi. Dicho detalle, en el encuadre de la foto, llama toda la atención del lector que ve, sin lugar a dudas, el dibujo perfecto de un pico de pinguino. Le pedimos su versión al director de arte del Folha, el italiano Massimo Gentile. La parte punteada muestra la edición de la foto publicada, que pertenece a la Folha y no a Clarín.
(Por Massimo Mario Gentile) A foto foi tirada pelo Alan Marques, umo dos melhores fotografos da Folha de S.Paulo enviado em Brasília justamente para acompanhar o encontro dos paises sulamericanos com os representantes dos países arabes.
Na verdade, naquele momento havía mais fotogafos da Folha em Brasília e, entre eles, também o irmão do Alan, o Lula Marques.
Aquela, de fato, foi uma obra a quatro mãos e vou expicar o porque.
Alan estava na linha de frente com um potente teleobjetivo.
Na posição dele, com todos os fotografos pressionando para ganhar um lugar melhor, a percepção dos acontecimentos era totalmente precária.
Já o Lula Marques, que estava bastante atrás, ficou com uma visão geral bem melhor.
De repente, durante a passagem dos dois presidentes, Lula e Kirchner, as tvs ligaram os refletores para começar as gravações ao vivo.
Foi naquele momento que o Lula Marques intuiu o jogo de sombras criado pelas luzes das tvs e gritou para o irmão para tirar o foto.
Falei com o editor de fotografia, não com o Alan, mas é bem provável que o fotografo só viu o efeito final na foto gravada e não ha hora de apertar o click.
A foto foi cortada acima da cabeça do Kirchner e logo abaixo do rosto do Lula.
Não hove intenção de poupar o presidente do Brasil: a sombra do Lula quase não se percebe.
Pelo contrário, a do presidente da Argentina é pelo menos curiosa.
De qualquer forma o Manual de Redação da Folha de S.Paulo, nossa Bíblia em termos de comportamento jornalistico, proíbe o uso de fotomontagem ou o retoque fotografico.
Diz o texto original:
"FOTOMONTAGEM - Em geral, a Folha não publica. Quando a imagen montada for jornalisticamente relevante, pode ser publicada com a informação, na legenda, de que se trata de uma montagem.
Se possível, informe qual o recurso utilizado na produção da foto.
Também se admite a intervenção em fotos com o objetivo de proteger a identidade de personagens que não possam ser identificados e para resguardar a identidade de menor de idade em situação que possa ser considerada constrangedora".
Massimo Mario Gentile es director de Arte del diario Folha de Sao Paulo, de San Pablo, Brasil.