15.4.05

Um é pouco

En los últimos Malofiej, uno de los oros se lo llevó la gente de la revista brasileña Superinteressante. La dinámica de trabajo de dicha redacción es llamativa, ya que remite más a una agencia de publicidad que a algo periodístico. Esa dinámica está basada en duplas creativas, principal manera de organizarse de los departamentos creativos.
POSTERcom
(Por Bianca Grassetti) O trabalho de um designer na revista Superinteressante é, como o próprio nome diz, superinteressante. Dos primeiros aos últimos dias da edição.
Na primeira semana (a Super é mensal, feita em quatro semanas) o designer fica sabendo quais serão as matérias daquela edição – somos quatro designers na revista.
Em uma reunião com toda a redação, escolhemos quem fará cada matéria, de acordo com as afinidades de cada um.
Pautas nas mãos, duplas texto e arte definidas, partimos para a primeira conversa – digo primeira, pois a conversa entre a dupla nunca termina – quer dizer, termina, quando fechamos a revista. Esse primeiro bate-papo serve para nortear o designer – Do que se trata a matéria? Qual o melhor jeito de ilustrá-la? Como contar visualmente a história?
POSTERviking
O designer da Superinteressante é um jornalista visual. Pesquisamos e apuramos informações visuais sobre as matérias que desenhamos. É nesse ponto que a parceria editor/designer torna-se indispensável.
Na busca por referências, podemos descobrir coisas que escapam da apuração do repórter. Às vezes, de acordo com a maneira escolhida para contar visualmente a história, mudamos o jeito de editá-la.
Nosso trabalho aqui funciona como uma “via de mão dupla”. Somos todos responsáveis pelo que está nas páginas da revista. Dessa forma, designers ajudam jornalistas, e vice-e-versa. Quem se beneficia com isso, além de nós, profissionais, são nossos leitores. Ainda bem!

BIANCAokBianca Grassetti es diseñadora de la revista Superinteressante, de San Pablo, Btasil.

El gráfico de la comunicación tiene la dirección de arte de Bianca Grassetti, mientras que la ilustración es de Stefan, el redactor fue Edward Pimenta Jr. y la edición de Bárbara Soalheiro.
El segundo gráfico de Bianca Grassetti, fue realizado por el ilustrador Carlos Fonseca, el redactor Jose Franscisco Botelho y la editora Bárbara Soalheiro.